playlist

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Como deixar seus personagens e fanfics/histórias mais realistas!


Bem pessoal, Enquanto o capítulo novo não chega, decidi escrever uma das postagens programadas pra os intervalos da fanfic XD

enfim, fiz esse antes do "como conseguir mais seguidores" porque pensei que seria bem inútil, sem antes passar algumas dicas de como escrever uma boa história, já que é isso que vão fazer os seus leitores realmente te acompanharem de fato.

ps: acredito que esse post é mais voltado para escritores do universo tlk, porém, se você pretende escrever sobre outra coisa, não deixe de ler, tenho certeza de que achará algo útil por aqui :3




let's go to the post...

decidi dividir esse guia em duas partes, pra ficar mais organizadinho:

*fanfics
*histórias/fanfics originais

todas as dicas citadas, são coisas que estou pondo em prática gradativamente XD




FANFICS.

Aqui, estamos falando de trabalhar com personagens já existentes. como scar, simba,nala etc... ou outro universo do qual você goste.

O fator que eu considero mais importante pra este, é conhecer bem a personalidade dos personagens que vamos usar, sem fugir da base central da qual eles foram criados.
claro que, você pode mudar algo, porém, explicando dentro da história, o porquê.

por exemplo, no filme o rei leão 2, a gente não percebe, mas passa-se um intervalo curtíssimo desde o momento em que kovu é aceito temporariamente por simba, até o final do filme.

1º dia = kovu "salva" kiara, simba o "aceita", e ele é barrado na entrada da caverna, tendo que dormir do lado de fora.
2º dia = kovu acorda cedo em busca de simba, kiara o encontra; os dois treinam suas técnicas de caça; timão e pumba aparecem ; eles espantam pássaros mas acabam enfurecendo os rinocerontes; kiara e kovu "se beijam", os dois olham as estrelas juntos. simba pede orientação a mufasa. kovu se sente culpado e pretende ir embora. Rafiki aparece e leva os dois para upendi.
3° dia = simba chama kovu para conversar; zira os cerca em uma emboscada; nuka morre; kovu recebe uma cicatriz; kovu é exilado. kiara foge à noite; os dois se encontram num tipo de "deserto". Eles voltam para dar fim à guerra.
4° dia = o sol nasce, zira cai do penhasco; kovu e os exilados são aceitos; simba, kiara, nala e kovu rugem sob a pedra dando início a uma nova era.

desculpem se errei algum fato importante ou até mesmo a contagem de dias, mas espero que tenha dado pra perceber que se passou pelo menos uma semana de acontecimentos (caso eu tiver errado as contas).

agora onde eu quero chegar.
Concordam que seria muito estranho, ou até mesmo incoerente se esses seguintes aspectos abaixo (deixarei 2 exemplos), mudassem bruscamente em sua história? Levando em conta o tempo de relacionamento entre os personagens?


- simba deixando de ser protetor


obs: mesmo que o perigo dos exilados tenha passado, acredito que simba não se preocupava somente com isso, mas sim com os perigos da própria natureza em si,pois sempre que kiara saia, simba proferia a mesma frase para timão e pumba "cuidem para que ela não se machuque" . um comportamento como o dele não desaparece completamente de uma hora pra outra, é preciso tempo para que a mente possa se acostumar.

obs2: E se por acaso a gente quiser mudar isso?
bem, no meu caso, eu faria o seguinte. simba poderia relaxar mais um pouco sabendo que kovu estaria por perto para proteger a princesa. ou aconteceria algum tipo de conflito entre pai e filha. kiara diria a seu pai que ela precisa de espaço e liberdade, pois agora já é mais velha. vendo a aflição de sua filha e o tanto que a ama, simba iria se esforçar para abandonar/controlar o hábito.



-A relação de Kiara e kovu "perfeita".

Obs: No filme em geral, observamos kiara liberal. mas é inegável que ela aderiu à algumas coisas das quais simba a alertou. por exemplo, quando vai ao exílio, ainda pequena, encontra kovu. Mesmo querendo se aventurar, ela grita para ele: "meu pai disse para nunca dar as costas para um exilado!". ainda seguindo por essa mesma lógica, quando os dois vão observar as estrelas, acontece a seguinte cena: kiara aponta para estrelas que parecem formar um coelho, já kovu, aponta para outras, que segundo ele, formam "dois leões lutando por um pedaço de carne".
observem o jeito como ela o olha após essa última fala:


kiara e kovu se amam. mas foram criados sob as diferenças que separavam seus mundos até que crescessem,  e isso criou barreiras, mesmo que mínimas, entre os dois. E elas tem que ser quebradas também com o tempo.

Obs2: Seria mais interessante, desenvolver o relacionamento, mas também, a individualidade de kiara e kovu.
inclusive, em minha opinião o personagem de kovu é fascinante em quesito de muitas possibilidades para desenvolve-lo na história.
lembro-me que enquanto kiara expulsava os pássaros com o rugido e começou a correr, ele perguntou confuso "para que serve este treinamento?" kkkkkkkkkk como podem ver, os dois tem muito que aprender um com o outro.
em todo caso, quando mostram os dois num relacionamento mais "perfeitinho", acho que não me incomoda muito. mas é um ponto interessante para quem quer deixar sua história mais cativante.

esses foram dois exemplos de como deixar a história mais realista em fanfics com personagens já existentes. Ou seja, observe a cronologia do filme ou universo, isso pode te dar dicas consideráveis de como escrever um bom roteiro.


continuando a linha de raciocínio, retomo. seja fiel às características primordiais de cada personagem e em como eles se relacionam uns com os outros.constantemente, se faça perguntas. por exemplo, como timão e pumba se relacionam com zazu? atente para os detalhes.

o segundo ponto para acertar em cheio nesse tipo de fic, é aproveitar o mapa do local que já temos. sério, faz total diferença kkkkkk muitas vezes e gostava de inventar locais e etc, mas é muito bom trabalhar com uma base pronta. (inclusive a série tlg é muito boa pra isso quem foca mais em tlk.)  lugares como upendi, cachoeira hakuna matata, campos mbali etc.
digo isso porque uma coisa legal para se fazer, é também trazer aquele sentimento de nostalgia em algum momento da sua narrativa. porém isso não significa que nós não podemos criar algo novo de vez em quando.




terceiro ponto, que não é obrigatório, mas vale como uma dica. Se possível, observe todos os componentes da história. no caso de tlk, muitos esquecem o aspecto  "divino"  e quando digo isso, me refiro a Mufasa. sua influência está no 1 filme, no 2 e ainda na série de kion.
ele sempre se comunica  com os personagens constantemente. seja com rafiki, através de cenas lúdicas ( como quando disse que kovu e kiara ficariam juntos através de dois pedaços de uma fruta), pessoalmente, como faz com kion, ou ainda, quando se mostra através daquelas folhas levadas pelo vento que sempre aparecem quando sua presença está por perto ( na cena de kiara e kovu correndo pela campina e quando kiara é apresentada em pride rock).
usar esse aspecto abre imensas possibilidades.


E por último, acabei de me lembrar que, existem ainda, escritores que fazem histórias com uru, ahadi, etc...
como ainda temos poucas informações sobre eles, a não ser nos livros em que kopa aparece, podemos seguir um caminho mais livre e inventar alguns aspectos da personalidade deles.

por exemplo, sabemos pelos livros que mohatu procurava ser um rei justo e esforçado, além de gentil e amoroso, mas não sabemos suas manias ou crenças.

de ahadi, temos nos livros sua personalidade um pouco severa. nada muito abrangente.


ps : por falar em livros, sugiro que leiam the new six adventures, (está em um post aqui no blog) há muitas curiosidades, como:
foi hafiki que ensinou à mufasa sobre o princípio do grande ciclo da vida.



Resumão dessa categoria:

1- seja fiel às personalidades dos personagens já existentes. se mudar algo, explique dentro da história o porquê.

2- observe a cronologia do filme em si, isso pode te dar dicas valiosas de como escrever algo mais realista.

3- ter um mapa de onde se passa a história (lugares), pode ser bom para que os leitores sintam um pouco de nostalgia.

4- preste atenção em tudo que compõe a história.

5- faça-se perguntas sobre o relacionamento de cada personagem uns com os outros.

7-não deixe as coisas perfeitinhas demais, literalmente: arrume problemas.

8- considere as histórias individuais de cada personagem, suas crenças, medos, traumas, pendências pessoais, manias etc.





FANFICS ORIGINAIS.

bem, acho que esse será mais longo, já que exige que você crie literalmente tudo, ou em parte. mas mesmo assim dá um pouquinho de trabalho.





PASSO UM; criando os personagens.



para fazer personagens cativantes, é preciso deixar que o leitor mergulhe na personalidade deles. exponha medos, inseguranças, lembranças etc.
uma boa dica é por em cada personagem, um pouco de você.
isso mesmo, você.

kali tem um pouco da minha teimosia.
álice, minha ingenuidade.
Aisha, meu romantismo.
Cora, minha sensatez.
hasidi, meu jeito atrapalhado.
amana, minha irritabilidade e percepção.
trevor, meu lado calado e racional.
tyler, meu medo de falhar com os que eu amo.
ruki, minha segurança e bom humor.

além de muitos outros detalhes da personalidade de cada um deles.

isso te ajudará muito, principalmente na escrita, pois você saberá como cada personagem vai agir em determinada situação. O que ele falará, responderá e etc, estará diretamente ligado com o que VOCÊ faria ao deixar com que esse determinado lado de sua personalidade agisse.

por exemplo. digamos que uma leoa forasteira encontrasse nosso bando por acaso, e quisesse ficar...
eu penso como cada personalidade minha agiria:


trevor e amana certamente não achariam uma boa ideia, a não ser que a leoa em questão tivesse alguma habilidade vantajosa para acrescentar ao grupo.

Ruki e hasidi seriam a favor, pois, são muito "galera". gostam de fazer novos amigos e principalmente se a leoa for bonita.

álice com certeza ficaria com pena da pobre leoa que está seguindo sua jornada sozinha, ela pensaria "e se fosse comigo?''

Kali e cora ficariam divididas. poderiam até apoiar, mas  observando o comportamento da forasteira.

Tyler pensaria bastante, e perguntaria a opinião de seus amigos, afinal uma forasteira pode ser tanto um lucro, quanto uma ameaça. porém, caso a leoa tivesse que ser mandada embora, tyler tomaria esta decisão difícil com muito pesar.

Aisha, tentaria dar uma chance à leoa, mas ainda assim ficaria desconfiada ou enciumada caso a mesma chamasse a atenção de tyler ou trevor.




PASSO DOIS; inserindo-os na história.

É difícil para os leitores, se a gente empurrar muitos personagens de uma vez. é recomendável que você comece devagar.
por exemplo, antes de apresentar os outros personagens de oásis, fiz um prólogo dedicado somente a tyler e aisha, e o começo do 1 cap também, se não me engano. acredito que foi mais fácil para vocês, se familiarizarem com eles.

se houverem muitos personagens em sua história, é bom criar uma identidade forte para cada um. eu por exemplo, gosto de criar manias nas falas ou gestos. kali diz muito "tsc" e trevor constantemente franze a testa. tudo para criar um tipo individualidade.

se possível faça alguns povs, ou descreva muito bem o que cada um está sentindo em determinado momento da narrativa. os primeiros capítulos da história são determinantes para que a gente conheça eles. recomendo pelo menos 3 caps colocando em evidencia situações onde a personalidade deles será exposta.


PASSO 3; criando cultura.


Conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas, que caracteriza uma sociedadeNormas de comportamento, saberes, hábitos ou crenças que diferenciam um grupo de outroConjunto dos conhecimentos adquiridos; instrução

se você desejar criar um universo complexo, pense bem em cada detalhe. se seus personagens vem de uma determinada tribo ou família e acreditam em algo específico, explique o porque.

essa determinada tribo, grupo ou família, tem alguma mania peculiar?

ex: foi mostrado em um dos capítulos de oásis que, no antigo clã, para pedir perdão à alguém, é necessário abater uma caça. por isso, kali vai caçar com ruki, para pedir desculpas a amana.

existe alguma hierarquia de classes na história? porque? qual o papel de cada um na pirâmide social?
 esse tipo de coisa.
por exemplo, nas terras do reino, existiam a realeza, os leões que vivem nas terras e os exilados.

se existem tribos diferentes, quais são as diferenças e os costumes entre eles? lembro-me bem da série dark crystal onde o clã vapra é culto e letrado, enquanto os stonewoods são aptos guerreiros. 
caso sua narrativa tenha algo assim, pense sobre isso.




PASSO QUATRO; criando vilões e conflitos.

Em toda boa história, nada é muito fácil, se não perde a graça. conflitos são como o tempero para uma sopa, sem ele, o caldo fica insosso. 

os vilões mais interessantes são os que são sádicos, cegos, com uma história por trás, que faz você em um momento ter peninha deles, mas logo em seguida voltar à postura "não, nada justifica" me entendem?

peguemos por exemplo, scar.
é sádico.
mata o próprio irmão, faz uma emboscada também para o sobrinho, e deseja tomar sarabi para si. (como vimos no live action).
sabemos do passado que o fez detestar mufasa. mas isso não nos faz deixar de detestá-lo. (levando em conta que prefiro deixar de lado a história de a guarda do leão, por achar que ela infantiliza demais o brilhante personagem de Scar.)

uma coisa legal é deixar o vilão com uma marca registrada, Scar, além de ter a cicatriz, também tem frases conhecidas, como "estou cercado de idiotas". 
A primeira aparição do vilão na história, também é importante. no filme, scar aparece pela primeira vez, "brincando" com sua presa, um camundongo, enquanto pensa filosoficamente sobre a vida.

do mesmo modo, precisamos ser fieis à personalidade do personagem que criamos. scar não é misericordioso. ele é esperto, fará algo, recebendo algo em troca.



quanto aos conflitos, em minha opinião são mais fáceis. eu os classifico em dois tipos: internos e externos.

um exemplo clássico é a discussão de nala e simba.

conflito interno: simba acha que não deve voltar, pois acredita ter matado seu pai. além de achar que nala, nem os outros lhe perdoariam.

esse conflito interno de simba, acaba criando um externo com nala, pois os dois discutem feio quando ela sugere que o mesmo precisa voltar.

da mesma forma, um conflito externo, pode dar início a um interno. por exemplo, kovu.

conflito externo: separação entre exilados e leões das terras do reino. sentimento de vingança pela parte de zira.

este conflito faz com que zira treine kovu para tomar o trono. mas ao chegar nas terras do reino...

conflito interno: kovu, se sente dividido. deve seguir os passos de scar e fazer o que sua família espera dele, ou contar a verdade a simba e sua família?

é mais fácil elaborar conflitos pois eles podem vir de todos o lados. seja por algum problema que acontece em uma terra distante e vem afetar-nos, ou algum trauma nosso, medo, que nos paralisa em fazer algo que PRECISAMOS fazer.

é mais ou menos isso.



PASSO CINCO; romance e relações de parceria.


isso é algo importante, pois assim como os outros pontos, pode deixar sua história mais interessante ou entediante.

romance:

de início, é bom enfatizar que o amor não acontece rápido. pois só se ama realmente quando se descobrem os defeitos e mesmo assim se decide conviver em harmonia com eles. seguindo por essa linha de raciocínio, não apresse as coisas, deixe que os sentimentos evoluam.
descreva a impressão inicial de um personagem à outro, como paixão. Seja ela ardente, desenfreada ou coisa e tal.

existem alguns tipos de casais que eu gostaria de citar:

cão e gato - se detestam mais descobrem coisas em comum que os fazem se apaixonar. 

melhores amigos - se conhecem à tempos, tem intimidade um com o outro, mas em algum momento, ambas as partes, ou somente uma, percebem sentir algo mais.

friendzone - uma das partes gosta da outra a muito tempo, porém, a outra a ignora. os leitores vivem na expectativa para que de algum modo, dê certo.

relâmpago - acabam de se conhecer, já há troca de olhares e flerte, mas nenhum dos dois arrisca admitir de cara que gosta um do outro. talvez por timidez.

o ponto é, você terá que coloca-los em um relacionamento que combine com a personalidade das duas partes envolvidas. por exemplo, cão e gato normalmente é usado com personagens teimosos e orgulhosos.

relâmpago, com aqueles não necessariamente tímidos, mas cautelosos e discretos etc.


existe ainda a possibilidade de um triângulo amoroso.
onde à uma parte em comum com outras duas. os dois (duas) pretendentes possuem personalidades opostas que atraem o principal envolvido. por um tempo, ele, nem os leitores (as vezes) conseguem se decidir.


algo valioso é que você não ignore a parte da conquista. não permita que as coisas aconteçam muito rápido, fica sem graça. como diria minha querida elsa : " você não pode se casar com alguém que acabou de conhecer!"



parceria:

a relação de melhores amigos leais um ao outro é algo que é bastante cativante. temos como exemplo martin e alex (madagascar), soluço e banguela ( como treinar seu dragão), timão e pumba ( o rei leão ) entre muitos outros.

é algo que para mim se torna mais complexo pois as personalidades não são muito fixas. as vezes um é mais abestalhado, ou os dois são ... etc

ruki e hasidi por exemplo tem pontos que divergem. ruki é mais centrado e ágil enquanto hasidi é distraído e um pouco desastrado. mas ambos gostam de bagunça, se divertir, aproveitar, zoar, e isso os torna próximos.
algo que é irrefutável, é claro, melhores amigos trocam confidências.

recomendo que utilizem a técnica de pegar algum exemplo pessoal. acredito que todos que estão lendo tem aquela pessoa especial com a qual você compartilha pensamentos que mais ninguém tem acesso ( isso, essa pessoa em quem você acabou de pensar kkkkkkk).
acrescente alguns aspectos da personalidade dela em seu personagem e ficará mais fácil desenvolver cenas na história. afinal, observamos mais os outros do que a nós mesmos; então você saberá como seu amigo iria reagir em determinada cena.







Bem, é isso meus amores, não lembro de mais nada que eu tenha a dizer. fiquem a vontade para complementar algo nos comentários, é bom quando vocês dão suas opiniões! ( sem contar que eu com certeza esqueci de citar algo XD)

o capítulo de oásis está demorando pois de ultima hora resolvi fazer algo diferente (com mais imagens, efeitos sonoros etc) espero que tenham pacieeenciaaaa , pois não vou definir uma data, mas tá mais perto que longe skskskkss

é isto! fiquem com Deus, vejo vocês nos comentários <3



11 comentários:

  1. Yeah! Eu já tava esperando quem seria a primeira blogueira a postar depois de meses (eu não consegui ser).

    Concordo sobre a parte de "conhecer a personalidade de um personagem" para escrever uma fanfic, acredito que é uma das coisas principais para se trabalhar antes de escrever.
    E eu também tenho dificuldade para criar vilões, dificilmente eles são malvados de verdade.

    Você não se importa se eu usar sua postagem como estudo ne? Porque pode chegar a ser bem útil ^^
    Hehheh Vou tentar não abusar da sua dica de personalidade.

    ~Estarei aguardando <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK EU TAVA SÓ ESPERANDO MINHA HR DE ENTRAR EM CENA XD

      Verdade! Eu sempre colocava algo de bonzinho nos meus vilões, nunca fui muito boa com personalidade sádicas. Como você leu we are one e a história de amor de Kopa e vitani, acho que percebeu isso em mikali e kaiji...

      Claro miga ksksksks o post é inteiramente para utilidade docês uai! 😂😂

      Obrigado por comentar! Te vejo no próximo post <3

      Excluir
  2. Aaa eu tava esperando por isso! Finalmente alguém postou!
    E ainda é um ótimo post! Aaa cara, eu já conhecia algumas dicas pq eu leio muito sobre dicas e tals, peço críticas pros meus amigos e etc, mas isso aqui teve tanta dica boa junta num só lugar, fodaaa!

    Posso dar minha opinião em alguns pontos? Eu concordo com você em quase tudo mas algumas coisas que me fizeram pensar, por exemplo: ''amor'' pode acontecer rápido, o típico ‘’amor a primeira vista’’, ou algo que seja apenas desejo, enfins, e dps de um curto período de tempo se desenvolve para algo maior, porém pq foi muito rápido essa aproximação, o casal briga com frequência, ou n tem muita comunicação pq eles ainda tão na fase ‘’lua de mel’’ e não querem estragar. Enfins, desentendimentos para causar drama, opiniões diferentes, etc

    E na parte de vilões, eu concordo q existem ótimos vilões pq vc consegue se identificar ou sentir pena deles; Sofrimento, passado cruel, perdas e fracassos são todas os aspectos q fazem a gente se sentir ruim por protagonistas e por extensão, antagonistas, e mesmo que eles tenham feito coisas terríveis, tem gente que vai ficar do lado deles ou vai justificar por eles (sejam outros personagens ou os leitores, sério, já vi muito disso).
    Mas se tem algo que eu A-M-O, é quando o vilão n tem nada disso, não tem grandes traumas, tristezas ou um ‘’passado trágico’’ pra fazer as pessoas sentirem pena. Eles são maus pq podem ser. Personagens que querem poder, querem vingança (vingança no sentido: vc derrubou suco em mim no 3º ano então eu vou matar suas família 10 anos depois) ou, querem apenas continuar vivendo a vida deles em paz, cometendo crimes ou qualquer ato ruim que seja sem se preocupar em ter protagonistas correndo atrás deles para impedir. Eu poderia citar vários nomes mas acho que falei demais já ksaksksa.

    É que normalmente esses vilões não são ‘’cegos’’ as maldades que fazem, eles sabem oque estão fazendo e GOSTAM disso, então os pontinhos de crueldade deles aumentam apenas pq eles não vão parar, não tem nada para pará-los, eles gostam disso. E isso deixa eles tão interessantes pq eles podem ser carismáticos ou ter qualquer aparência, já que, no fundo, eles são pessoas normais que tiveram uma vida relativamente normal.

    Enfins, falei demais e.e
    Adorei o post, ansiosa pelo próximo!

    Aguardando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmmm, eu nem ia postar tlgd? mas aí todo dia eu vinha e não tinha postagem nova de ngm, resolvi dar um sinal de vida pra ver se a comunidade fica ativa dessa vez ksksksksskk (traumas vulgo 2016)

      NOSSAAAAA pontos muuuuito bons esse que você citou!!
      sim, é verdade isso do casal!, e é interessante que você colocou o amor "rápido" como uma froma de também criar conflitos na história e ter a chance de escrever sobre um amadurecimento do casal! achei show ^^

      menina eu tava torcendo pra alguém acrescentar mais algo na parte dos vilões, porque na minha opinião eu deixei muito vago (até porque não sou muito boa em criar eles kkkkkkkk)
      agora que você falou, realmente me dei conta de que também existe esse tipo de personagem que simplesmente GOSTA de fazer o mal e sabe disso, mesmo não tendo passado por nada traumático ou etc XD basicamente tô repetindo tudo que tu falou e concordando KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      espero que todos leiam, pq foi um complemento ótimo à postagem!!


      que bom que gostou, espero que seja beeeem útil mesmo <3
      valeu muitíssimoooo por comentar! até o próximo post ^^

      Excluir
    2. nossa, só vi sua resposta agr, sorryyyy!!!
      kskss que bom que gostou do meu comentário! Tava com medo de ter falado demais e parecer q tava tentando ''corrigir'' seu post (eu não tava kk).
      Serio, agr que eu li oq vc falou, me deu uma ideia de fazer um ''tutorialzinho de como fazer um bom vilão'', já q eu, modestamente falando, conheço um pouco do assunto kkkskkskk
      num sei nem pq eu tô falando isso aqui, acho q só queria comentar msm kk

      Excluir
    3. eu acho uma ótima ideia miga, influsive, eu gostaria muito de ler ^^

      Excluir
  3. Olá :), nossa faz tanto tempo que não estou aqui...e vou te acompanhar mais :), e sobre as dicas...eu acho super bacana, pode ajudar muita gente....quem sabe me ajude também, pois acho que estou meio "enferrujada" no quesito escrever histórias XD.

    Ps: Acabei de postar um post novo :) adoraria seu feedback lá....se você puder ler é claro....sem pressão ;).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anandinhaaa, saudades!! A demora pra responder já é de praxe ksksksksk

      Sim sim, obrigada! São a dicas que estou usando pra me ajudar depois de muito tempo sem escrever também... Deixei meu feedback no seu último post, bem vinda de volta❤

      Excluir
  4. Obrigado, pelas dicas irei usar em minhas história, se n for incomodo poderia me dizer como vc fez essa parte cinza semi transparente no seu blog, procurei inúmeros videos e nenhum deles funcionou cmg(eu so nova com essa parada de blogueirinha de tlk kk) ent se n for incomondo poderia me dizer como fez isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Icy, bem vinda<3
      que bom! espero que as dicas sejam úteis pra você ^^

      a parte cinza, que eu me lembre, já vem inserida automaticamente com o "tema" de blog que você escolhe na hora de criar o seu. alguns vem com essa parte ao invés de cinza "branca".

      o meu tema é "picture window screen", é só ir no ícone "tema" que fica no teu blog abaixo de "layout", e procurar ele.

      espero ter ajudado!<3

      Excluir